📣 A SÍNDROME DA INGRATIDÃO | J. F. ROGOWSKI


A síndrome da ingratidão

Por João-francisco Rogowski






A ingratidão é uma síndrome que permeia a psicologia, a moral e a teologia. Os psicopatas, por exemplo, são pessoas totalmente ingratas, frias, calculistas, pensam somente em si próprios.

Do ponto de vista da moral, se pode afirmar que a ingratidão é o sentimento dos moralmente fracos. Há um ditado português que diz: "A ingratidão é o cancro moral de todos os crimes." Em outras palavras, ela é a semente de todos os crimes!

À luz da teologia a ingratidão é definida como PECADO. A Bíblia declara que Deus fez o rico e o pobre, mas o miserável é fruto da ingratidão. As Sagradas Escrituras estão repletas de exemplos de pessoas ingratas. Dos dez leprosos que foram curados por Jesus apenas dois voltaram para agradecer. Judas traiu aquele que mais o amou, Pedro negou a Jesus três vezes, a irmã de Moisés, Miriã, murmurou contra ele, Absalão combateu e perseguiu o seu próprio pai o rei Davi.

A gratidão é sinônimo de saúde espiritual, mas quando ela não habita o coração do homem é sinal de áreas doentes que precisam de tratamento. A gratidão é a chave para a prosperidade, a pessoa ingrata caminha na contramão do sucesso e da abundância, seus caminhos se fecham.

Há anos venho observando pessoas muito problemáticas, percebi que todas têm em comum o egoísmo e a ingratidão, ou cospem no prato que comeram ou vivem  unicamente para si, sem pensar nos outros.

Como advogado quantas vezes varei madrugadas redigindo defesas de clientes, já perdi a conta de quantos não me pagaram, mas no final de ano não hesitaram em trocar de carro.

Não raro carregamos nas costas pessoas fracas, dependentes e manipuladoras, estão sempre dependuradas em nós, pedindo alguma coisa e nós nos sacrificando para atendê-las com a maior boa vontade, mas se por um motivo qualquer deixamos de atendê-las num determinado momento, elas esquecem tudo o que já fizemos por elas e se voltam contra nós agressivamente, ou de forma dissimulada criando situações para nos punir.

A pessoa ingrata é espiritualmente cega, não enxerga os esforços que fazemos para ajudá-la e abençoá-la.  Por sua vez, a pessoa agradecida agrada a Deus e avança em direção ao sucesso, à prosperidade e à vitória, enquanto que o ingrato patina e não sai do lugar e às vezes até anda para trás.

Sejamos gratos com todos e por tudo. “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. (1 Tessalonicenses 5:18).



Ministro do Evangelho


Pode entrar em contato com o autor agora.




Como citar este artigo:

ROGOWSKI, João-francisco. A síndrome da ingratidão. In Blog Luz do Sinai. 2014. Disponível em: https://luzdosinai.blogspot.com/2014/06/a-sindrome-da-ingratidao.html

Coopere com o Reino de Deus, compartilhe este texto em suas redes sociais.

👇

Postagens mais visitadas deste blog

☑️ MÚSICAS PARA RELAXAR

📣 O CRISTÃO E A RIQUEZA | J. F. ROGOWSKI