CORPUS CHRISTI



Por João-Francisco Rogowski.*

Aproveitei o feriado para o recolhimento interior, permaneci em casa em estado de quietude e contemplação, meditando sobre Corpus Christi, do latim, Corpo de Cristo.
O que é o Corpo de Cristo?
Todos nos lembramos da Santa e última Ceia de Cristo com os doze apóstolos, não que estivéssemos presentes, salvo melhor juízo, mas temos uma ideia através da famosa pintura de Leonardo Vinci e também pelos filmes sobre a vida de Jesus Cristo.
Esse tema é vastíssimo e comporta inúmeros enfoques, neste momento não adentrarei na questão mística, poderia reproduzir aqui informações de centenas de milagres documentados em torno da questão, fica para outra oportunidade. Direi apenas que a Eucaristia ou a Santa Ceia, ou, ainda, a Ceia do Senhor, é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, pelo próprio Senhor “E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.” (Mateus 26:26-28).
Mas nos dias de hoje o que é o Corpo de Cristo?
O conceito mais conhecido e aceito é que o Corpo de Cristo na atualidade é a sua Igreja, Cristo sendo a Raiz e o Tronco da Videira e nós os ramos, os galhos, que nos nutrimos da seiva da Arvore e geramos os frutos.
O próprio Jesus disse: – “Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda. Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado.  Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo. Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados.” (João 15:1-6).
Tenho percebido através de minhas leituras e releituras das ordenanças de Cristo que o Senhor nos exorta a sermos frutíferos, produtivos e fazermos a diferença no mundo.
Nos Evangelhos de Marcos 9:50; Mateus 5:13-14 e no Evangelho de Lucas 14:34 e seguintes, somos encorajados a sermos o Sal da Terra a luz do mundo.
Como se observa do excerto Bíblico antes descrito “Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto...”.
Os Cristãos precisam recolocar a sociedade nos caminhos familiares e sociais ensinados por Deus. A Bíblia, quando interpretada de forma sensata, é um modelo de Constituição que certamente levaria a sociedade a colher os frutos de justiça, paz e prosperidade que há tanto tempo anseia.
Neste sentido hoje me lembrei dos meus professores do Theological Seminary da Livets Ord University na cidade de Uppsala, Suécia, do alegre e extrovertido Carl - Gustaf Severin que tem o mesmo nome do Rei da Suécia e de seus relatos sobre àquele país, uma monarquia constitucional parlamentarista, uma nação profundamente cristã e que mais enviou missionários pelo mundo desde o século XIX.
Segundo o que me foi relatado, trata-se de uma sociedade democrática, eles usufruem de plena liberdade em todos os sentidos e possuem a visão do Estado do bem estar social, diziam-me que lá o Estado é provedor de todas as necessidades essenciais do individuo, especialmente saúde e educação, da pré-escola ao ensino superior, tudo é gratuito. A Suécia vem se saindo muito bem durante a crise financeira. 
Creio, portanto, que numa visão mais alargada, assim como a Videira, o Corpo de Cristo deve crescer e gerar muitos frutos e se expandir para além dos redutos das Igrejas, imperar sobre comunidades maiores, cidades, países como o exemplo da Suécia, até que todo o planeta se torne o Corpo de Cristo, cheio de vida, flores e frutos.
Deus abençoe!

*. Jurista e Teólogo
Você pode copiar, distribuir e exibir esta obra, desde que  seja dado crédito ao autor original e citada a fonte de consulta. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários de até 4.000 caracteres

Postagens mais visitadas deste blog

☑️ MÚSICAS PARA RELAXAR

📣 A SÍNDROME DA INGRATIDÃO | J. F. ROGOWSKI

📣 O CRISTÃO E A RIQUEZA | J. F. ROGOWSKI